quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ABRAÃO E SARA

ABRAÃO E SARA

Fui procurado para expor minha opinião sobre a vida de Abraão com relação ao seu casamento com Sara, sua esposa.
O irmão que me procurou estava convicto de que os dois estavam separados quando Sara veio a falecer, tudo por causa de uma mensagem que ele ouviu. Uma mensagem intitulada: As sete feridas que Abraão causou em Sara.
Nessa mensagem o palestrante apresenta sete ações de Abraão que causaram marcas negativas em sua esposa Sara, dentre as quais ele afirma que na época em que Sara morreu o casal estava separado.
A pessoa que me procurou estava tão convencida disso que reproduziu algumas referencias bíblicas que o palestrante utilizou para afirmar sua dedução.
Achei estranha aquela afirmação ter vindo de um pastor, pois não o conheço, mas fui informado de que o palestrante era pastor.
Para sua afirmação o pastor usa os textos de:
1º- Gn. 22. 19. Que diz: Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência. Isso depois de Abraão ter passado pela prova de oferecer seu filho Isaque ao Senhor, que por sua vez, providenciou um cordeiro substituto em lugar de Isaque.
2º- Gn. 23. 2. Morreu Sara em Quiriate-Arba que é Hobrom, na terra de Canaã; veio Abraão lamentar e chorar por ela.
A convicção do pregador é baseada em dois ou mais textos isolados da Bíblia que ele apenas leu, coisa perigosa para quem quer pregar a palavra de Deus.
A Bíblia é um livro sagrado, por isso, quando nos dispomos a interpretá-la não podemos nos limitar apenas à sua leitura, temos que necessariamente estudá-la.
Muitas vezes incentivamos as pessoas apenas a ler a Bíblia, quando isso acontece temos a obrigação de estudá-la para trazer esclarecimento àqueles que apenas lêem.
Nunca devemos menosprezar nossos ouvintes, que geralmente são pessoas normais com raciocínios lógicos, prontos a aprender. O que eles ouvem de nós, podem servir de base para aquilo que irão ensinar La na frente, daí porque temos a responsabilidade de não falarmos bobagem que pode ser reproduzida mundo afora causando grandes desvios teológicos e doutrinários e que pode fazer grandes estragos.
Temos também que ter cuidado quando formos pregar sobre questões dedutivas, pois nossas deduções não podem de maneira nenhuma confrontar com o conteúdo bíblico teológico.
Para crermos que Abraão estava separado, estamos crendo que a nação de Israel tem sua raiz baseada em uma família desestruturada pela separação e de certa forma isso afeta a igreja que está ligada a Abraão pela fé. (Gálatas capítulo 3.).
Mas o que diz a Bíblia?
Vamos conhecer um pouco da peregrinação de Abraão de Ur até Hebrom, onde Sara morreu.
O chamado de Abrão para ser o pai da nação escolhida, dá início à história de Israel.
No final da listagem genealógica de Sem aparece os nomes dos familiares de Abrão, seu pai e irmãos.
Terá saiu de Ur com destino a Canaã, por qualquer motivo a viagem foi interrompida ficando eles em Harã.
Foi aí que Deus fez o chamado a Abrão. (Gn. 12. 1-9). Abrão obedeceu ao Senhor e partiu.
Chegando em Canaã Abrão se estabeleceu nas regiões montanhosas e limitou-se até a fronteira do deserto do Neguebe.
O primeiro local em que ele levantou sua tenda foi Siquem, onde edificou um altar ao Senhor. (Gn. 12. 6.).
Depois Abrão mudou-se para outro local entre Betel e Aí. Mais uma vez Abrão edificou um altar para invocar o nome do Senhor. (Gn. 12. 7.)
Depois disso Abrão peregrinou mudando de localidade, mas sempre em direção à região do Neguebe. (Gn. 12. 9.).
Com a grande seca que atingiu a região do Neguebe, Abrão foi obrigado a partir com sua família para o Egito em busca de uma melhor qualidade de vida.
No Egito, apesar da deslealdade de Abrão, Deus o abençoou. Ao que tudo indica a seca cessou, então Abrão voltou para o Neguebe, com sua família e novamente habitou entre Betel e Aí, onde já havia habitado antes. (Gn. 13. 1-3.).
Nesse ponto seu rebanho já era grande o suficiente para ocupar o mesmo pasto que o rebanho do seu sobrinho Ló, o que causou a separação dos dois.
Enquanto Ló escolheu as campinas do Jordão, Abrão restou ficar em Canaã, lá Deus mandou Abrão percorrer toda a terra no seu comprimento e largura, pois essa era a terra que Deus havia prometido dar à sua descendência. (Gn. 13. 14-17.).
Depois disso Abrão foi habitar próximo a Hebrom nos carvalhais de Manre. (Gn. 13. 18.).
Ainda nesse lugar, Deus apareceu a o agora Abraão e anuncia a vinda do seu filho Isaque, assim como a destruição de Sodoma e Gomorra.(Gn. 18.).
Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão habitou no Neguebe mais precisamente entre Cades- Barneia e Sur, ou seja, em Gerar. Lá ele habitou com um homem identificado como Abimeleque, rei de Gerar (Gn. 20. 1-2.). Assim como no Egito Abraão fez sara passar-se por sua irmã.
Nessa mesma região Abraão fez uma aliança com Abimeleque e colocou o nome daquele lugar de Berseba,(Gn. 21. 22-31.), ali ele construiu uma chácara, que ao que tudo indica serviu de habitação para Abraão. (Gn. 21. 33-34.). Talvez não permanente.
O capítulo vinte e um de Gêneses encerra dizendo que Abraão foi morador por muito tempo da terra dos filisteus. (Gn. 21. 34.).
Depois disso, Deus prova Abraão pedindo que o mesmo sacrifique o seu filho da promessa, Isaque. Diante da obediência de Abraão Deus providenciou um cordeiro substituto para o sacrifício.
Nesse ponto aparece o texto que causou a primeira confusão na cabeça do pastor pregador.
Realmente a Bíblia diz que Abraão voltou junto com seus servos e fixou residência em Berseba.
Mas Abraão não já morava em Berseba? Não foi de lá que ele partiu para o sacrifício de seu filho?
A experiência que Abraão acabara de ter com o Senhor foi tão grande que, ele resolveu fixar residência no local onde ele escolheu para suas adorações, ou seja, Berseba.
A Bíblia não diz que Abraão levou Sara e também não diz que não levou. Mas concluimos que Abraão tenha partido de Berseba, para o monte moriá, onde foi oferecer sacrifício e para Berseba ele voltou, onde sara estava lhe esperando.
Mesmo assim, vamos imaginar que Sara tenha ficado em outro local que não seja Berseba.
Teria mesmo Abraão abandonado sua família e partido apenas com seus servos, sem mesmo ter dado uma explicação para sua família?
A Bíblia diz que ele voltou para seus servos e juntos foram para Berseba. Não relata realmente que Sara tenha ido junto, assim como não mostra o destino de Isaque. Para onde teria ido Isaque? Voltou para sua mãe ou seguiu com seu pai?
Meus amados irmãos, Abraão apesar dos erros que cometeu como ser humano que era, não acredito que ele fosse tão irresponsável a esse ponto, é por isso que tenho-o como o pai da fé e um exemplo de patriarca.
Nesse ponto Abraão que já se preocupava com o futuro familiar de seu filho Isaque, procurou obter informações a respeito de seus familiares que estavam na mesopotâmia.
O fato de Abraão querer para o seu filho uma esposa dentre seus parentes, não era simplesmente por ser parente e sim por que nas informações obtidas acredito que ele tenha se agradado das qualidades preservadas pelas moças daquela família. Se não fosse assim, Abraão poderia casar seu filho Isaque com uma das filhas de Ló, por exemplo, que estavam solteiras, mas acredito que não preenchiam as qualidades que Abraão precisava para ser a esposa de seu filho.
Então irmãos, Abraão era responsável no quesito familiar também.
Vamos para a morte de Sara.
Quando Sara morreu aos cento e vinte e sete anos, estava em Quiriate-Arba que é Hebrom, na terra de Canaã.
Então a Bíblia diz que veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.
O pregador acredita que esse veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela, significa que Abraão veio de algum lugar para chorar por Sara.
Sabemos que nem sempre a palavra veio significa deslocamento. No caso em questão o verbo é um exemplo disso, não tem sentido de deslocamento.
Abraão não veio de algum lugar para chorar, ele veio chorar em conseqüência de um ato, que no caso era a morte de sua esposa.
Ex: Eu poderia dizer:
O piso estava irregular e alguém veio a cair.
Esse alguém não veio de algum lugar para cair ali, ele caiu em conseqüência do piso apresentar irregularidades.
Alem do que a Bíblia diz que Abraão levantou-se da presença de sua morta. Quem era sua morta? É claro que era sua falecida esposa.
Abraão ainda tinha toda responsabilidade sobre Sara e se preocupou em providenciar um sepulcro descente para a mulher a quem ele amou em toda sua vida.
A terra em que ele habitava pertencia aos heteus, adquiriu uma sepultura na caverna de macpela, por quatrocentos ciclos de prata na moeda corrente da época.(Gn. 23). Isso mostra que Abraão era nômade, ou seja, ele mudava sempre de lugar e no momento da morte de sua esposa amada ele morava em Hebrom, por algum motivo ele já havia se mudado de Berseba.
Portanto meus irmãos, tenham cuidados com alguns pregadores que estão fantasiando textos bíblicos no intuito de deixar suas mensagens mais bonitas e empolgantes. O sensacionalismo pode estar tomando lugar da verdade.


9 comentários:

  1. Hahaha! Dizer que o verbo "veio" (verbo vir) não quer dizer deslocamento foi uma boa tentativa, como "alguém veio a cair".

    Entretanto, nos manuscritos originais, na língua hebraica (e não no português) é isso mesmo, Abraão não estava em Hebrom quando Sara morreu. E tudo bem, isso não significa que ele não a amasse, pois ele se preocupa com o sepultamento dela, chora e etc e tal.

    Sugiro que ao interpretar um texto, tome no original, no hebraico para o antigo testamento e grego para o novo. Senão fica querendo dar uma forçadinha...

    Não me convenceu, irmão!

    Eles estavam separados sim, e mesmo assim Abraão amava Sara.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro "apócrifo" de Jasher explica isso direitinho. Mas não pode ler né? Protestante só lê o que os outros decidiram por eles. Daí ao invés de um ajudar o outro em estudos, ficam um criticando o outro com o aspecto de cordeiro e alma de lobo.Imagine ter apenas uma fonte de estudo? Deve ser muito ruim. Rsrs

      Excluir
  2. Péssima explicação! Permaneço com o texto!

    ResponderExcluir
  3. O texto fora do contexto gera pretexto. Abraão não estava separado de Sara. Pois o texto não diz isso. Outra coisa senhor. A explicação do verbo vir está perfeita em sua interpretação pelo Feliz. Ao analisar um texto eu devo observar Duas coisas a flexografia e a semãntica no texto.

    ResponderExcluir
  4. O texto fora do contexto gera pretexto. Abraão não estava separado de Sara. Pois o texto não diz isso. Outra coisa senhor. A explicação do verbo vir está perfeita em sua interpretação pelo Feliz. Ao analisar um texto eu devo observar Duas coisas a flexografia e a semãntica no texto.

    ResponderExcluir
  5. Senhores, fiquei muito confuso com todos os argumentos lido aqui.afinal com quem ficou Isaque , com Sara ou Abraão? Abraão mandou ele voltar sozinho para sua mãe ou levou o moço com ele? "Já que estavam se separando".
    A Bíblia não relata que após sepultar Sara Abraão voltou para Berseba, ou diz? Abraão deixou Isaque sozinho em Hebron? Porque no capítulo seguinte (24) Abraão mando o seu servo buscar uma esposa para Isaque...Quando Rebeca chega...Isaque a leva para a tenda de sua mãe, certo ou erredo?
    Abraão se separou de Isaque ou ou eles moravam estavam morando juntos em Hebron?..."mas atenda era de sua mãe e não de seu pai"...Mas lembrem que nem sempre os casais ficavam na mesma tenda, so quando

    ResponderExcluir
  6. Senhores, fiquei muito confuso com todos os argumentos lido aqui.afinal com quem ficou Isaque , com Sara ou Abraão? Abraão mandou ele voltar sozinho para sua mãe ou levou o moço com ele? "Já que estavam se separando".
    A Bíblia não relata que após sepultar Sara Abraão voltou para Berseba, ou diz? Abraão deixou Isaque sozinho em Hebron? Porque no capítulo seguinte (24) Abraão mando o seu servo buscar uma esposa para Isaque...Quando Rebeca chega...Isaque a leva para a tenda de sua mãe, certo ou erredo?
    Abraão se separou de Isaque ou ou eles moravam estavam morando juntos em Hebron?..."mas atenda era de sua mãe e não de seu pai"...Mas lembrem que nem sempre os casais ficavam na mesma tenda, so quando

    ResponderExcluir
  7. Gostei da explicação.
    Eu também acredito que Abraão não se separou de Sara.
    E nesse tempo que estamos vivendo muitos querem obter um respaldo para poder separar.
    Querem distorce a palavra para trocarem de mulher.
    É só olhar alguns líderes famosos por aí...
    Homens velhos com mulheres novinhas. Toma vergonha na sua cara.

    ResponderExcluir
  8. Texto extremamente prolixo, falta de objetividade, não explica nada, não possui um único argumento convincente para sustentar sua opinião. Desculpe, mas não convence sequer uma criança de 8 anos de idade.

    ResponderExcluir